José Frederico Ludovice, em 1951, compôs um Hino, “Europa em Marcha”, cuja partitura foi adoptada pela OTAN em 1952, com uma nova letra, intitulando-se “Atlantic Hymn “.
O então Coronel Humberto Delgado, que por desempenhar importantes funções políticas na OTAN, levou a partitura do referido hino para os Estados Unidos.
Entretanto, não existindo qualquer organização política ao nível Europeu, Humberto Delgado aconselhou os autores da referida peça a mudarem o nome deste hino e a referida letra, tanto mais que no referido poema já havia uma alusão ao Atlântico.
Nesta ordem de ideias surgiu um novo poema para a música, mas desta vez escrito em inglês, passando o hino a intitular-se “Atlantic Hymn “, tendo sido registada a partitura nos Estados Unidos, graças ao entusiasmo e a gentileza de Humberto Delgado.
O “Atlantic Hymn “ foi tocado nos Estados Unidos e noutros países.
Em gravações feitas em Lisboa e oferecidas pelo Conde de Tovar a Lord Ismay, em Paris, então este hino passou a ser escutado com algum interesse, para além da Cortina de Ferro.
A Emissora Nacional adoptou este hino como sinal radiofónico do noticiário sobre a reunião da OTAN que se realizou em Lisboa em Fevereiro de 1952.
Em Abril de 1989, esta composição, foi tocada pelos Coros em Bruxelas, durante as festas de celebração do 40.º aniversário da OTAN.
in:Wikipedia
Friday, 6 February 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment